62% dos brasileiros consomem conteúdo em tablets, smartphones ou desktops

15/04 - Segundo pesquisa da Motorola Mobility, país aumentou o consumo médio de vídeos em tablets, smartphones e laptops fora de casa de 34% para 43%.

Do Tele.Síntese

15/04/2013 – A Motorola Mobility divulgou hoje a pesquisa Barômetro de Engajamento de Mídia. O levantamento, entre outras coisas, apontou o avanço de outras telas que não a TV como suporte para o consumo de conteúdo audiovisual. Dentre os entrevistados brasileiros para o Barômetro, 62% assistem conteúdo em tablets, smartphones ou desktops. O conteúdo mais acessado, por 43% dos brasileiros, são os filmes. Em segundo lugar, estão as notícias, com 36% dos entrevistados, seguidas pelas novelas, com 34%.

O percentual de pessoas que consomem audiovisual nas telas alternativas à TV é bastante alto no Brasil quando comparado com o resultado de outros mercados. No Japão, país conhecido pelo consumo de tecnologia de ponta, a taxa ficou em 33%. Mas, aparentemente, o uso de telas de tablets, smartphones e computadores não é uma exclusividade brasileira. Em outros países latino-americanos, como Argentina e México, o percentual é próximo ao registrado no Brasil: 58% e 60%, respectivamente.

A ocorrência de consumo fora de casa de conteúdo em tablets, smartphones e laptops aumentou de 34% para 43% de 2011 para 2012, o que coloca o Brasil em lugar de destaque, uma vez que a média global em 2012 ficou em 38%.

O Barômetro de Engajamento de Mídia da Motorola Mobility é um projeto de pesquisa dos hábitos de consumo de vídeo de 9,5 mil consumidores em 17 mercados: Reino Unido, Estados Unidos, França, Alemanha, Países Nórdicos, Rússia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Brasil, México, Austrália, Malásia, Japão, Coreia do Sul, China e Índia. (Da redação)