Pontão Ganesha recebe recursos atrasados do MinC e retoma atividades

Depois de 17 meses sem receber, Ganesha retoma o trabalho de atendimento dos pontos do Sul do país. A maioria dos 48 pontões do edital de 2007 continua sem receber seus recursos.

17/06/2011

O Pontão Ganesha anunciou hoje que está retomando suas atividades, voltando a atender de forma eficaz os pontos de cultura de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e promovendo a articulação entre entidades e comunidade cultural do Sul do Brasil. O pontão é um dos 48, de todo o Brasil, que ganhou o edital de 2007 e começou suas atividades em 2009.

Depois de um ano de atividades, o Ministério da Cultura (MinC) sinalizou que faria um reconveniamento para mais dois anos. Isso fez com que a Alquimídia (associação gestora do projeto) mantivesse a estrutura do pontão, de forma independente, até a conclusão do trâmite burocrático.

O processo começou a se complicar cada vez mais em 2010 por inúmeros fatores, do contingenciamento por causa do ano eleitoral até confusões jurídicas do próprio Minc — as mesmas confusões que fazem com que, até agora, pouquíssimos pontões do edital de 2007 tenham conseguido renovar seus convênios e receber seus recursos.

O resultado disto foi a paralisação de parte das atividades do pontão em setembro de 2010, quando a Alquimídia não conseguiu mais suportar sozinha toda a estrutura. O Ganesha ficou 17 meses sem receber. Em maio, finalmente, foi paga a primeira parcela de um convênio de dois anos. E é por isso que o potnão anuncia a retomada de suas atividades com força total.

{jcomments on}