O Rising Voices, um projeto de treinamento em mídia cidadã do Global Voices Online, lançou um website interativo e uma rede global de pesquisadores para mapear projetos de tecnologia online cujo objetivo seja promover a transparência, prestação de contas políticas e engajamento civil na América Latina, África Sub-Saariana, Sudeste da Ásia, Sul da Ásia, China e Europa Central e Oriental.
Nos próximos três meses, oito pesquisadores e oito avaliadores documentarão pelo menos 32 estudos de caso dos projetos de tecnologia para transparência mais inovadores fora da América do Norte e Europa Ocidental. O projeto pretende entender melhor quais táticas, ferramentas e dicas são mais eficazes para 1) tornar a informação do governo acessível ao público geral de maneira significativa, 2) manter a prestação de contas de líderes políticos e corporativos no âmbito da lei e de suas promessas de campanha, e 3) promover o engajamento civil para que uma porção mais ampla e representativa de cidadãos se envolvam na criação de políticas e no processo político.
O Global Voices Online é uma iniciativa sem fins lucrativos do projeto “global citizens’ media” criado pelo Centro Berkman para Internet e Sociedade da Escola de Direito de Harvard, uma incubadora de pesquisa focada no impacto da Internet na sociedade.
No novo site há, até agora, três estudos de caso documentando projetos da Jordânia, Chile e Quênia. Ishki.com é uma corretagem de denúncias que coleta e organiza reclamações dos cidadãos locais a respeito do setor público e privado. Vota Inteligente usa a tecnologia para prover aos cidadãos chilenos mais informações sobre seus representantes eleitos. Mzalendo registra a performance do Parlamento do Quênia ao documentar votos, registros de publicações, e provendo análise e contextualização dos dados.
Nas próximas duas semanas, estes três estudos de caso se unirão a outros oito estudos. Serão publicados pelo menos 32 novos estudos nos próximos três meses. No início de maio, será divulgado um relatório tradicional em PDF com as ferramentas e táticas mais inovadoras e efetivas relacionadas aos projetos de tecnologia para transparência. O relatório fará recomendações a financiadores, ativistas, ONGs, e representantes do governo no que tange os obstáculos atuais para aplicar efetivamente a tecnologia para melhorar a transparência, prestação de contas e envolvimento civil. Também agregará e avaliará as melhores idéias e estratégias para superar estes obstáculos.
“Este é um projeto colaborativo de pesquisa aberto à participação e entrada de qualquer pessoa interessada na intersecção entre tecnologia e boa governança. Se você tem sugestões para estudos de caso os quais devemos documentar e avaliar, por favor entre em contato por nossa página”, diz a notícia sobre o projeto, publicada no Global Voices, com versão para português.