Cepal dispõe dados de TICs em 17 países da América Latina para consulta online

8/4/2009 - O sistema foi desenvolvido pelo Observatório para a Sociedade da Informação na América Latina e no Caribe e reúne dados das pesquisas nacionais de domicílio, como a PNAD, do IBGE, desde 2000.

8/4/2009 – A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), das Nações Unidas, lançou hoje, no Rio de Janeiro, o Sistema de Informação Estatística sobre TICs, criado pelo seu Observatório para a Sociedade da Informação na América Latina e no Caribe (OSILAC). O sistema reúne dados sobre o acesso e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em 17 países da região. Do Brasil, por exemplo, traz dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios desde 2001. Nos demais países, o mesmo: traz os números de pesquisas nacionais de domicílios, nos anos 2000, onde há, também, os dados de acesso à tecnologia da informação. A ferramenta gera relatórios online.

O sistema permite constatar diferenças no acesso e utilização das TICs, segundo fatores socioeconômicos. Por exemplo, analisando 14 países da Região, observa-se que em 11 deles o acesso à Internet nos domicílios do segmento mais rico da população é 30 vezes maior do que no mais pobre. Entre os países analisados também pode-se identificar que o acesso ao computador em domicílios da área urbana supera em média nove vezes o acesso nas áreas rurais.

Estão disponíveis no 47 variáveis sobre TIC como: acesso a computador em casa, frequência e uso da Internet para operações bancárias, entre outras. Entre as 20 variáveis socioeconômicas constam: renda, nível educacional, ocupação, sexo e zona geográfica (urbana e rural). As comparações podem ser feitas tanto através do tempo, quanto dentro de cada país, com outros países e a nível regional.

Os dados do Sistema foram harmonizados de forma a serem comparáveis segundo os indicadores aprovados pelo Partnership on Measuring ICT for Development que reúne vários organismos internacionais e Institutos de Estatística. O Sistema foi lançado hoje, durante o "V Encontro Regional sobre a Medição da Sociedade da Informação na América Latina e Caribe" organizado pelo OSILAC que fomenta o desenvolvimento de indicadores TIC na Região. O Observatório é parte do Programa Sociedade da Informação da CEPAL, que também é responsável pela implementação do Plano de Ações Regional (eLAC2010). ARede tentou gerar relatórios, mas o sistema não concluiu o processo em nenhuma das tentativas, possivelmente pelo grande número de acessos. O link para consultas é este. (Da redação, com informações da Cepal)