Da redação
21/02/2013 – A Controladoria Geral da União (CGU) divulgou hoje um relatório no qual analisa a execução do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) entre 2007 e 2010. Segundo o documento, 12.610 de 56.510 laboratórios foram entregues, mas não instalados.
A projeção do CGU, feita a partir da fiscalização de 186 laboratórios no período, aponta que 27.487 laboratórios funcionam com configurações iguais ou superiores às exigidas no edital do Ministérios da Educação que institui o Proinfo. Mostra também que 26.640 estão com mobiliário adequado, mas que a falta de segurança atinge 4.280 laboratórios.
Outra constatação da amostragem diz respeito à falta de capacitação. Em pelo menos 15.345 unidades faltam professores e técnicos capacitados para usar os equipamentos. Além disso, 4.332 laboratórios são usados para outros fins que não aulas de matérias regulares ou de informática, e 13.854 não oferecem treinamento em informática, inclusão digital ou informática na educação.
Com base nos indicadores, o texto considera “relevante” o percentual de laboratórios entregues e não instalados, e afirma: “Há fragilidade na capacitação dos professores, o que impacta diretamente a utilização dos laboratórios como suporte tecnológico ao processo de ensino-aprendizagem de matérias regulares, como matemática, história,
ciências, geografia e língua portuguesa”.
O órgão também indicou acertos na gestão do programa. “Verificou-se que a logística montada para a entrega das máquinas pelas contratadas foi bastante positiva, considerando que quase a totalidade dos laboratórios foi entregue com as configurações iguais ou superiores às exigidas no edital”, diz o texto.
Por sua vez, o FNDE afirma em nota que os números são projeções, e que os laboratórios fiscalizados já tiveram todos os problemas sanados. Diz também que cabe a estados e cidades garantir a infraestrutura e capacitar professores para uso dos laboratórios, e que passou a executar pregão com registro de preços para que estados e municipios possam adquirir os equipamentos.