Da redação
22/01/2012 – De olho na Copa das Confederações e Copa do Mundo, a prefeitura de São Paulo pretende distribuir conexão à internet gratuitamente, usando tecnologia sem fio (Wi-Fi). O projeto, anunciado no começo do mês pelo secretário Simão Pedro em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, começa a ganhar contornos e previsão para sair do papel.
Segundo fonte ligada à iniciativa, os primeiros pontos de acesso serão implantados antes do primeiro evento futebolístico, a começar por um bairro da periferia. Depois, pretende-se intercalar a instalação entre centro e periferia. No começo do mês, Simão Pedro, secretário de Serviços Urbanos da prefeitura, disse que a intenção era criar redes inicialmente na Av. Paulista e no Vale do Anhangabaú. Somente depois, partindo para os bairros de Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista.
A Universidade Federal do ABC, cotada para auxiliar no desenvolvimento do projeto fazendo a implementação política e formulação do plano de instalação, deve entregar estudos sobre o tema à prefeitura na próxima semana. O material indica que a conexão ideal deve ser de ao menos 20 gigabits/s ou mais rápida, conforme o local e fluxo estimado de pessoas.
Até a Copa das Confederações, “a secretaria vai testar modelos de baixo custo, que podem ser mistos ou de parceria com o setor privado”, diz a fonte. Uma das possibilidades, já aventadas por Simão Pedro, seria a construção e manutenção da rede em troca do direito de explorar publicidade na área.