Cidade digital com rede sem-fio

O município de Amparo, no interior de São Paulo, está construindo uma cidade digital baseada em uma rede pública sem-fio, que está operando em pré-WiMAX, na frequência de 5,5 GHz.

29/07/2009 – O projeto de cidade digital do muniípio de Amparo se sustenta em uma rede sem-fio. O principal fornecedor, vencedor da licitação, é a NEC do Brasil. Segundo o assessor de governo e planejamento da prefeitura, Adriano Caetano, a infraestrutura já cobre 90% dos prédios públicos (cerca de 50), integrados na rede por meio de rádio (os equipamentos usados são da Alvarion).

Além de fazer a integração dos serviços, a NEC Brasil implementou os equipamentos para a ampliação da rede sem-fio em 27 dos 50 pontos cobertos. O projeto de cidade digital foca em três áreas básicas (educação, saúde e segurança), sendo que a parte de serviços mais avançada é a dos pontos de monitoramento por meio de câmeras IP. Foram instaladas 24 câmeras IP e 12 analógicas e o projeto prevê a ampliação para mais 30 pontos de monitoramento.

“Queremos agora colocar serviços de dados e de voz sobre IP na rede”, informou Caetano. Para viabilizar o serviço de dados, a prefeitiura está preparando edital de licitação, que será publicado na sexta-feira desta semana para contratar um sistema de gestão integrado (ERP), por meio do qual vai integrar os serviços de saúde, educação etc. em uma base comum, que vai rodar em cima da rede wireless. Em relação ao serviço de VoIP, Caetano disse que a pretensão é de iniciar, este ano, a implantação de alguns pontos de telefonia IP nas escolas, buscando redução de custo. Hoje, esclareceu o assessor, 80% das escolas têm acesso a internet pelo serviço Speedy, da Telefônica, contratado pela prefeitura. “Nossa intenção é substituir pela cobertura da rede sem-fio e reduzir custos”, afirmou Caetano.

A prefeitura já investiu R$ 1 milhão no projeto da cidade digital, a maior parte financiada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, e parte recursos próprios. (Tele.Síntese, Fatima Fonseca).