Ampliada banda de UCA Total em Barra dos Coqueiros

Na cidade sergipana, duplicação do link da Rede Multimeios do Governo elevou velocidade da internet para 100 Mbps.

16/01/2012 – A rede digital do programa Um Computador por Aluno – ProUCA – do município da Barra dos Coqueiros, em Sergipe, teve a capacidade de conexão com a internet ampliada para 100 Mbps 

(megabits por segundo), a partir da elevação da velocidade do link do circuito promovida pela Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), que coordena o projeto técnico da rede. Segundo o diretor de Tecnologia da Emgetis, Milson Barreto, a ação só foi possível graças a duplicação do link da Rede Multimeios do Governo, que inicalmente era de 50 Mbps.
A ação faz parte do novo contrato de Telecom do governo do estado e beneficia todas as secretarias e órgãos públicos, com destaque para aqueles que prestam atendimento direto ao cidadão, como os Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac). “Em função de maior disponibilidade de largura da banda do circuito principal, está sendo assegurada uma maior velocidade para o circuito do projeto UCA”, confirma Milson.
A ação beneficia diretamente os 4.027 alunos e professores das redes públicas estadual e municipal contemplados com computadores portáteis (laptops) a partir de 2010. A Rede Digital conta com 17 zonas de internet sem fio distribuídas entre a sede e a zona rural de Barra dos Coqueiros. A rede apresenta mecanismos de segurança, provenientes da gestão de softwares especializados.
Para se conectar, os alunos e professores que possuem o laptop cedido pelo ProUCA precisam se autenticar na rede através do “usuário” e “senha” do correio eletrônico Expresso Livre Sergipe – ambiente de comunicação virtual que alcança toda a comunidade escolar.
O UCA Total é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de levar a inovação tecnológica para todas as escolas do país. Em Sergipe, nove municípios foram contemplados, mas atendendo somente a uma escola por município. Em Barra dos Coqueiros todas as unidades escolares públicas foram beneficiadas, pois a cidade apresentou todas as condições necessárias exigidas pelo Ministério da Educação: município com aproximadamente 3 mil alunos em toda a rede pública, além de espaço físico adequado e viabilidade técnica.

{jcomments on}