Avaliação da qualidade da banda larga fixa começa em outubro

Equipamentos de medição serão instalados nas residências de consumidores e em áreas indicadas pela Anatel

Do Tele.Síntese

12/04/2012 – No dia 28 de outubro, a PriceWaterhouseCoopers – empresa escolhida pela Anatel, em uma polêmica concorrência, como entidade aferidora de qualidade (EAQ) da internet no Brasil – vai iniciar operações de medição do sinal que chega ao consumidor. “Até 31 de junho já teremos instalado nas casas de consumidores voluntários o nosso equipamento de medição (Probe). Para avaliar o sinal que está chegando na residência, o Probe será colocado no primeiro ponto da residência, antes do modem”, explica Maurício Giusti, diretor de telecom da PriceWaterhouseCoopers.

“A medição de variáveis como velocidade, latência, entre outras, vai ocorrer do equipamento dedicado da operadora até os pontos de troca de tráfego (PTT) que serão definidos futuramente. A Anatel definirá ano a ano as localidades que serão testadas pelo sistema da EAQ”, diz Fábio Mandarino, gerente de regulamentação da Anatel. “Nosso objetivo é que as prestadoras informem ao consumidor as condições exatas do serviço que será prestado. Caso a proposta ofertada não seja condizente com a capacidade de sua rede, pode haver problemas”.

Quanto à avaliação da qualidade da banda larga móvel, Mandarino diz que ainda estão avaliando como será feito o processo: “Mas acredito que será um modelo de medição por área”.
{jcomments on}