23/01/2012 – Começa na quarta-feira, 25, até dia 28, a primeira edição do Conexões Globais 2.0, que levará para a Casa de Cultura Mário Quintana diversas atividades sobre o ativismo social na era internet. O evento faz parte das programações do Fórum Social Mundial, que acontece em Porto Alegre a partir de amanhã, 24.
O evento vai trazer reflexões sobre estratégias sociais em tempo de tecnologia, desde as manifestações estudantis no Chile, a revolta árabe e a o movimento de ocupação de espaços urbanos convocados pela rede, iniciados na Espanha e que teve seu auge no Ocupa Wall Street, em Nova York. A programação inclui diálogos e webconferências – com ativistas que participaram de mobilizações em outras partes do mundo – sobre temas como mídias sociais, sustentabilidade, direitos na internet e democracia 2.0.
A mesa “Da primavera árabe à Internet na construção da democracia” terá a presença do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil como debatedor no dia 25. Entre os debatedores destacam-se Javier Toret (Espanha), Vanessa Zettler (EUA), e Stéphane M. Grueso (Espanha), que conversarão online e ao vivo com os conferencistas Bernardo Gutiérrez (Espanha/Brasil),Cláudio Prado (Brasil) e Mario Teza (Brasil), entre outros. Também serão realizadas oficinas voltadas para a troca de saberes e a capacitação para o uso das novas tecnologias. Outro enfoque do Conexões Globais 2.0 são as “desconferências”, atividades autogestionadas, organizadas pelos participantes.
A ideia é dar voz a quem está participando do evento de maneira democrática. Ativistas e organizações poderão propor atividades de formação, lançamentos de livros, rodas de prosa e qualquer outro formato de troca de experiências. A programação inclui música, mostra de filmes, Vjs, Djs, artes plásticas, fotografia, grafite etc. (da redação)
{jcomments on}