23/04/2010 – A edição de abril da revista ARede está na internet. A matéria principal, “A sociedade espera a sua vez“, é sobre serviços de governo eletrônico para o cidadão. Ela mostra que a maioria dos portais públicos não oferece interatividade ao pé da letra. O mais comum é encontrar informações, cadastros e formulários. Para completar o atendimento, as pessoas ainda precisam perder tempo em filas de repartições.
No e-gov completo, em que toda a transação é realizada online, a grande evolução foi nos sistemas de pagamentos. Os governos ainda estão mais concentrados em ampliar a sua arrecadação e menos eficazes para dar acesso aos direitos dos cidadãos. Veja também uma lista de serviços disponíveis nos portais dos estados e capitais brasileiras.
Nesta edição, veja também uma entrevista de Roosevelt Tomé, responsável pela secretaria de inclusão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e de Marco Aurélio Carvalho, coordenador do Casa Brasil, sobre o futuro do projeto. Para dar sustentabilidade ao Casa Brasil, o MCT vai transformá-lo em um programa de extensão universitária, com universidades parceiras e professores responsáveis pelas unidades. A previsão é abrir um edital em agosto, para começar a implantar este modelo. As bolsas pagas às 56 unidades em atividade acabam em agosto, e não serão mais renovadas.
Veja também as matérias “Aprendizado com adrenalina“, sobre o uso de games na educação, e “Acontece na Biblioteca“, sobre o blog Bibliotecários Sem Fronteiras, que discute, entre outras coisas, como as novas tecnologias estão mudando a relação das pessoas com a leitura.
Também há uma matéria sobre a II Conferência Nacional de Cultura, a conclusão de um processo de debates que envolveram mais de 3 mil municípios e 300 mil pessoas para definir 32 prioridades para as políticas públicas de cultura no país. E sobre a Teia 2010, o grande encontro dos Pontos de Cultura.