Da redação
28/03/2014 – O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou ontem que o braço de responsabilidade social da empresa, a organização Internet.org, estuda maneiras de disseminar conexões à internet usando drones (aviões não tripulados), lasers e satélites.
Para isso, fez uma parceria com a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) e com a Ascenta, empresa britânica que realizou o mais longo voo de aeronave solar não tripulada. O objetivo das parcerias é desenvolver maneiras de distribuir sinal de acesso à rede de acordo com as especificidades de cada comunidade.
Os aviões solares, como este ao lado, seriam usados, dizem os pesquisadores no site do projeto, em comunidades geograficamente isoladas e em subúbios populosos. Locais remotos em baixa altitude, e com baixa densidade populacional receberiam sinal por satélite. A transmissão do sinal, em todos os casos, seria feita por raio laser, invisível a olho nu, uma tecnologia chamada de Comunicação Óptica do Espaço-Livre, desenvolvida pela equipe.
Zuckerberg afirmou ainda que a organização Internet.org já conecta cerca de 3 milhões de pessoas nas Filipinas e no Paraguai. Essa população, de regiões antes sem sinal de telefonia celular, passou a acessar internet móvel.