31/07/09 – O governo do estado de Alagoas vai repassar R$ 1,5 milhão do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep) para o projeto “Telecentros”, do programa Digita Alagoas, e R$ 4,3 milhões para o projeto “Alfabetização Digital e Empreendedorismo”.
A partir dos 235 laboratórios de informática das escolas estaduais, a “Alfabetização Digital e Empreendedorismo” levará o básico da informática à população de baixa renda do estado. O projeto também prevê convênio com lan houses, escolas de informática e os 60 telecentros a serem construídos em comunidades carentes do Estado, cada qual com 10 computadores.
As ações têm início no mês de agosto e se estendem até dezembro de 2010. O Intituto Técnico de Informática de Alagoas (Itec), responsável pela implantação do projeto, tem uma parceria com o governo do Estado de São Paulo, para usar o sistema de gestão dos telecentros do Acessa SP nos telecentros de Alagoas..
O anúncio da liberação da verba foi na última quarta-feira (dia 15 de julho). As duas iniciativas fazem parte do projeto Digita Alagoas, programa do Governo do Estado que visa elevar o índice de inclusão social alagoano. O programa pretende atender projetos de telecentros, infovia, cidade digital, laboratórios em escolas estaduais, saúde digital, entre outros relacionados à inclusão digital. As ações têm início no mês de agosto e se estendem até dezembro de 2010.
O estado de Alagoas é, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2007) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um dos estados brasileiros com o menor índice de computadores por residência. Os três menores índices concentram-se em Estados da região Nordeste: Maranhão (8%), Piauí (9,4%) e Alagoas (9,7%).
A baixa taxa de acesso à tecnologia da informação está gerando, no estado, resistência contra a implantação da Nota Fiscal Alagoana (NFA). A NFA é uma iniciativa da Secretaria da Fazenda para informatizar o processo de emissão de notas fiscais e recolhimento do ICMS e realizá-lo por meio da internet. Associações de pequenas empresas e de contadores do estado resistem à iniciativa, que começou a ser implantada em novembro de 2008. (Com informações da Agência Alagoas)