Instituto Crescer lança guia de uso de tecnologias digitais na sala de aula

13/02 - Livro, que pode ser baixado livremente, traz sugestões de como planejar estratégias de ensino apoiadas na internet. 

Da redação, com assessoria de imprensa

13/02/2014 – O Instituto Crescer lançou esta semana um guia para auxiliar professores a adotar as tecnologias digitais nos na sala de aula. O livro reúne traz um passo a passo para inserir a escola na Educação 3.0. O download pode ser feito em http://institutocrescer.org.br/cresceremrede.

Organizado por Luciana Allan, Diretora do Instituto Crescer e doutora pela Faculdade de Educação da USP com especialização em tecnologias aplicadas à educação, a obra apresenta os desafios em lidar com crianças e adolescentes que sempre tiveram acesso às tecnologias da informação e comunicação.

“O processo de ensino e aprendizagem vem se tornando, rapidamente, um grande desafio para uma geração de professores que estudou e aprendeu a ensinar em uma era pré-digital e não contava com recursos de interação e colaboração capazes de conectar mestres, estudantes e a sociedade civil de uma forma geral, independente de sua formação, cultura ou nação onde vivem”, diz a especialista. Segundo ela, com tantas ferramentas à disposição para aprender, acessar informação e compartilhar, esta geração de nativos digitais está exigindo das escolas uma revolução nas metodologias de ensino.  

Dividido em seis capítulos, o guia sugere que o professor lidere um grupo de estudos na escola e desenvolva com seus pares uma série de reflexões e atividades práticas para entender este novo cenário e planejar novas estratégias de ensino. Ao colocar em prática os encontros propostos no guia, os professores poderão, por exemplo, avaliar quais são os objetos digitais de aprendizagem disponíveis nas escolas, como propiciar pesquisas eficazes na Internet, além de analisar a confiabilidade de uma informação.

“Ensinamos, de forma bastante didática, a trabalhar com recursos para produzir vídeos e fazer registros de projetos, como implementar a metodologia WebQuest para conduzir uma aprendizagem baseada em projetos, como trabalhar com blogs e mapas conceituais para mapeamento de informações”, relata Luciana.

De acordo com a educadora, os professores precisam aprender não apenas a usar as ferramentas tecnológicas, mas a fazer uma gestão do conhecimento e estimular os estudantes a desenvolver trabalhos colaborativos. Também é importante trazer para a classe abordagens sobre o comportamento online. “Abordamos também temas como segurança na Internet e ciberbullying”, acrescenta.

O guia Crescer em Rede tem o apoio do Instituto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia (IDES), Projeto Caia na Rede, Semp Toshiba. Fundação Odebrecht e Net Educação. O conteúdo foi feito por uma equipe multidisciplinar formada por Jussinaide Ribeiro, Luciana Maria Allan, Michele Bettine, Mônica Mandaji, Renata Silva Salomé e Renato Laurato.