Lessig estará na Campus Party dia 29

Lawrence Lessig, um dos criadores do Creative Commons, vira ao evento para participar de debates e para lançar a versão brasileira das licenças Creative Commons 3.0.

20/01/2010 – O professor Lawrence Lessig estará na Campus Party Brasil na sexta-feira da próxima semana, dia 29, para participar dos debates do evento e para lançar a versão brasileira das licenças Creative Commons 3.0.

A versão original das licenças Creative Commons 3.0, chamada de “unported”, foi lançada em fevereiro de 2007. Como é definida globalmente, a versão deve ser usada de base para que os países adaptem o texto à sua jurisdição, explica o advogado Ronaldo Lemos, diretor do Creative Commons no Brasil. “Como os sistemas jurídicos de cada país são diferentes, não é o caso de traduzir, mas sim adaptar para o contexto jurídico local”, explica Lemos.

A adaptação para o Brasil do Creative Commons 3.0 durou um ano e meio. Segundo Lemos, as mudanças no Creative Commons 3.0 atingem mais quem licencia conteúdo em alta escala (como é o caso da Wikipédia) que o usuário final, já que melhora a conversação entre diferentes tipos de licença, como a GNU General Public License (GPL).

Hoje, as licenças CC disponíveis em português são as seguintes: Atribuição 2.5; Atribuição – Uso não-comercial 2.5; Atribuição – Uso não-comercial – Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5; Atribuição – Uso não-comercial – Compartilhamento pela Mesma Licença 2.5; Atribuição – Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 e Atribuição – Compartilhamento pela Mesma Licença 2.5.