01/10/2012 – Quem usa diferentes serviços online está acostumado a decorar várias senhas e logins, ou a usar sempre a mesma. Com a popularidade crescente do Facebook e do Twitter, muitos passaram a se cadastrar em outros serviços usando simplesmente os mesmos códigos dessas redes sociais.
Mas entrar em um site a partir de nossa senha do Facebook pode ir além do que estamos dispostos a ceder em termos de informação pessoal. Quando acessamos uma página dessa forma, estamos informando à maior rede social do planeta não apenas o acesso, mas nossos gostos e interesses.
Para quem não quer oferecer tantos dados para empresas que faturam em cima das informações que detêm sobre os usuários, a Fundação Mozilla resolveu investir no desenvolvimento de um passaporte universal. A ferramenta, batizada de Persona, foi lançada dia 27/09, que pode ser usada em qualquer serviço digital como alternativa à criação de uma nova senha ou login.
Segundo a Mozilla, a grande vantagem é justamente não acompanhar os rastros dos usuários. Depois de logado, o Persona não mais acompanha os cliques do internauta, e o histórico de navegação fica armazenado apenas no computador – como ocorre normalmente.
Se interessou? Acesse o site do Persona e se cadastre.