19/10/2012 – Já está no ar a nova edição da revista ARede. Neste mês, trazemos na matéria de capa a situação dos telecentros rurais espalhados pelo Brasil. Em alguns estados, as comunidades isoladas sofrem com problemas para efetuar reparos em máquinas quebradas.
Em outros, esses espaços digitais se tornaram um centro de integração da comunidade. Sob o mesmo tema, falamos de uma experiência que vem funcionando em zonas produtoras de café e de como a banda larga vem mudando a paisagem no campo.
Na entrevista do mês, falamos com Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Ela comenta a retomada do Cultura Viva, cujos convênios e editais para Pontos de Cultura voltaram a ser realizados.
Trazemos a iniciativa da Fundação Banco do Brasil, que vem repensando o papel das Estações Digitais, fazendo com que se tornem nós de rede das comunidades. Cobrimos, ainda, o Prêmio Acessa SP, dedicado a monitores e usuários da rede paulista de telecentros. Mostramos o que Curitiba vem fazendo para levar o acesso livre à internet à população.
Contamos a história de uma plataforma criada para ajudar gestores e educadores no acolhimento de alunos com deficiência e de um site que se mostrou, e vem se mostrando, muito importante na corrida eleitoral. Na área da cultura, conheça um festival que reúne músicos e bandas consagrados por usarem a internet como ferramenta de propagação de sua arte.
Temos também as notícias da rede que repercutiram no último mês, os links interessantes que todo mundo devia conhecer, a tecnologia de hoje que pode mudar o amanhã, a coluna de Sergio Amadeu sobre a censura privada na web, e o artigo de Paulo Rená, fundador do Partido Pirata, sobre a necessidade de um projeto político para a cultura digital.
Navegue pela edição 86 de ARede, e se curtir, comente, tuíte, compartilhe, entre em contato conosco.