15/04/2014 – Será realizado, no dia 23 de abril, das 10h às 12h, o seminário Inclusão Digital: o que é e o que queremos no século 21. O evento acontece dentro da Arena NetMundial – de 23 a 24 de abril, no Cento Cultural de São Paulo (rua Vergueiro 1000, Paraíso São Paulo – SP).
O Seminário é gratuito e aberto “a todos que atuam na área ou tenham interesse em contribuir para a construção de uma política pública que efetivamente promova um uso qualificado de equipamentos públicos como os telecentros”, diz Beatriz Tibiriçá, a Beá, diretora do Coletivo Digital. O Coletivo está capitaneando, junto a outras organizações sociais, a realização do Seminário. Em breve, vamos divulgar a programação.
Telecentros suspensos
O seminário foi idealizado a partir da indignação causada pelo repentino fechamento dos telecentros do programa de inclusão digital da cidade de São Paulo. Reunidos para conversar sobre os rumos do programa, ativistas tiveram a ideia de sistematizar reflexões que ajudem a prefeitura de São Paulo a implantar um programa atualizado e que atenda as demandas das comunidades, oferencendo conteúdos e atividades nos telecentros. A expectativa é de que saiam, do Seminário, propostas para serem enviadas aos responsáveis pelo programa – que no momento está suspenso.
Os supervisores e monitores que eram contratados pelo Idort receberam os salários de março. Mas não sabem se e quando receberão o pagamento da rescisão contratual. A Secretaria municipal de Serviços apresentou às entidades conveniadas uma proposta para que assumissem os telecentros, mas os termos da proposta foram considerados inviáveis pela maioria das organizações. Uma segunda proposta deveria ser apresentada, com melhores condições, mas até o momento a secretaria não respondeu ao Portal ARede o pedido de informações sobre qual é a nova proposta, se foi realmente apresentada às entidades e qual foi a receptividade.