Estudantes do Centro Paula Souza vão ter conteúdos didáticos digitalizados e portal especializado Áurea lopes
ARede nº58 maio/2010 – Os alunos dos cursos técnicos de Eletrônica, Mecânica e Informática do Centro Paula Souza vão ter mais vontade de ir para a escola. É que as aulas desses cursos vão ficar mais interessantes. Cada sala de aula vai ganhar sua própria biblioteca especializada e, de quebra, os antigos livros didáticos que eram carregados pra casa, no ônibus, no trem, no metrô, vão ser compactados dentro de um pen card que cabe dentro do bolso.
Começou a ser implantado, em abril, o projeto Coleção Técnica Interativa, parceria da instituição pública de ensino profissionalizante de São Paulo com a Fundação Padre Anchieta. O projeto, que teve custo de R$ 15 milhões, se baseia na proposta de integração de materiais educacionais: livros impressos, audiovisuais e um portal na internet. “Com esses recursos, uma nova didática, mais dinâmica, mais eficaz, começa a se dissiminar em nossas escolas”, avalia Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza.
Foram produzidos livros – em material sintético, reciclável, de alta duração – para ficar nas bibliotecas montadas dentro de cada sala de aula; vídeos em que os alunos acompanham práticas e simulações ligadas aos temas abordados no currículo; e um portal na internet, com áreas distintas para professores e alunos, que com acesso aos livros em PDF e área para postar trabalhos.
Os conteúdos disciplinares foram desenvolvidos pelos educadores do Paula Souza, que trabalharam em sintonia com a equipe do Núcleo Cultura Educação (NCE) da Fundação, responsável pela produção dos livros, dos vídeos e do site. Os primeiros a serem contemplados com a Coleção são os alunos do curso de Informática, para o qual foram feitos 4 livros e 24 vídeos. Nos próximos meses, devem chegar os materias dos outros dois cursos. Para Mecânica, foram feitos 6 livros e 36 vídeos; para Eletrônica, 6 livros e 36 vídeos. Cada aluno vai receber um pen card com capacidade de 4 Gb, com o conteúdo de todos os livros em arquivo formato PDF. “Nossa meta é estender a Coleção a todos os 83 cursos técnicos”, ressalta a superintendente.
A Coleção inclui, ainda, un pen card que será distribuído para todos os 180 mil alunos de ensino técnico da instituição, com cursos de informática e inglês, e conteúdos ligados a temas como TCC, meio ambiente, segurança e qualidade, ética e cidadania. Mônica Franco, gerente do NCE, garante que o dispositivo roda em qualquer plataforma, aberta ou proprietária.