Projeto de formação do Gesac inicia piloto com 739 telecentros

Com metodologia pedagógica desenvolvida pelo Instituto Tecnológico do Ceará, projeto vai capacitar monitores, que deverão treinar 2 mil multiplicadores nas comunidades.

21/06/2010
Por Áurea Lopes, da 9a. Oficina para Inclusão Digital

O Gesac vai divulgar, nos próximos dez dias, os 739 pontos selecionados para participar do piloto do novo Projeto de Formação do programa, elaborado em parceria com o Ministério da Educação, por meio dos Institutos Federais de Tecnologia (Ifets). O anúncio foi feito, hoje, na 9ª Oficina de Inclusão Digital, em Brasília, por Elias David, responsável pelo projeto no Ministério das Comunicações (MC). A capacitação será oferecida pelo Gesac em locais onde não há oferta de formação pelas instituições parceiras. E, garante David, vai ser diferente da formação anterior do Gesac e também do programa Telecentros.BR. “A atuação conjunta com os Ifets tem duas grandes vantagens. A primeira, é a vocação educacional dos institutos, e a segunda, é a capilaridade”, diz David.

Onze Ifets – AM, CE, ES, GO, MA, MG, PA, PE, PR, RN, SP – vão receber os monitores, que terão atividades presenciais e à distância, em três etapas de cada modalidade. A primeira fase presencial começa dia 16 de agosto. Todos os custos de deslocamento, alojamento e alimentação dos monitores serão bancados pelo MC, que vai investir, em um ano, R$ 4 milhões, incluindo bolsas para pesquisadores e professores.

A equipe pedagógica de campo é composta por 12 professores, 75 alunos tutores e 30 promotores de inclusão digital. Os alunos tutores e os promotores vão dar apoio aos monitores. E cada monitor vai ser obrigado a formar, no mínimo, três agentes multiplicadores, voluntários da comunidade. Os monitores vão receber certificados de formação assinados pelos Ifets.

O Projeto de Formação Gesac vai ser acompanhado por um processo de avaliação, que está sendo desenvolvido junto ao CNPq. “A ideia é validarmos a metodologia de formação e ter uma avaliação não só do projeto de formação, mas também do programa Gesac”, ressaltou David.

Está em construção um portal do projeto de formação, onde as redes de monitores poderão se articular e onde estarão disponíveis os conteúdos didáticos digitais. No momento, está em funcionamento o blog gesac.wordpress.com.