Rede da Telebras chegará a mais 124 cidades do Centro-Oeste

Contrato com provedor de Goiânia garante a ampliação do PNBL na região

Do Wireless Mundi

30/08/2012 – A partir de setembro, moradores de 124 cidades da região Centro-Oeste terão à sua disposição internet de alta velocidade da rede da Telebras. O contrato foi firmado ontem entre a estatal e a empresa G8 Networks, de Goiânia, para a implementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Para o diretor da empresa G8, Rogério Fernandes Sousa, a iniciativa possibilita a expansão de sua carteira de clientes para todo o país. “A principal vantagem é ampliar nossa ação para as demais regiões do país. O cliente final será beneficiado pelo menor custo de internet e melhor qualidade”, afirmou.

Rondônia

Na sexta-feira, o governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura, e o presidente da Telebras, Caio Bonilha, assinaram o termo de cooperação a fim de implementar o PNBL, contribuindo para a massificação do acesso à internet de qualidade e alta velocidade em todo o estado, e integrar as redes de telecomunicações federal e estadual. Com isso, toda a infraestrutura pública de educação, cultura, saúde e segurança será beneficiada, além da população, por meio do programa do Estado Pioneiros Digitais.

A estatal desenvolveu um projeto específico para atender a região, onde investirá R$ 66 milhões na interligação e construção de redes de fibra óptica. Para as localidades onde o backbone da empresa não chegar, será utilizado o satélite geoestacionário, previsto para entrar em operação até o início o de 2015.

Já na próxima semana, técnicos da estatal e do governo rondoniense se reúnem para elaborar o Plano de Trabalho, cuja expectativa é, até o final do ano, interligar as cidades de Vilhena, Pimenta Bueno, Ji-Paraná, Jaru, Ariquemes e Porto Velho. Para a capital do Estado, a rede da Telebras chegará por meio de uma subestação da parceira Eletrosul. (Da redação, com assessoria de imprensa)