Da redação
11/01/2013 – A Telebras divulgou na última quinta-feira, em seu site, duas listas sobre o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). A primeira traz a relação de cidades onde já há provedores de acesso comercializando o plano do PNBL. Clique aqui para ver o documento.
A segunda lista elenca as cidades onde a infraestrutura de fibra óptica da Telebras já foi instalada, mas que depende de assinatura de contratos com os provedores locais para que tenha inicio a oferta do serviço. Essa informação servirá aos provedores interessados em oferecer um serviço de internet banda larga de maior qualidade e velocidade a baixo custo, participando, com isso, do PNBL.
A Telebras fechou o ano de 2012 com 12 mil quilômetros de sua rede de fibra óptica ativada, alcançando cerca de 900 municípios. Já o PNBL em funcionamento, que pode ser contratado nos provedores locais, atinge 20 estados brasileiros e o Distrito Federal, chegando a cerca de 300 cidades.
O presidente da Telebras, Caio Bonilha, também informa que a rede de telecomunicações da empresa já está preparada para atender o PNBL com velocidade mínima de 2 Mbps ao mesmo valor de hoje – em que a conexão é de 1 Mbps. “Estamos atendendo uma determinação da presidente Dilma Rousseff de dobrar a velocidade em 2013, ou seja, para 2 Mbps, e depois novamente em 2014, chegando a 4 Mbps”, diz.
O PNBL é uma ação do Ministério das Comunicações que prevê a prestação do serviço de internet de 1 Mbps ao valor máximo de R$ 35, já incluído o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ou ao valor de R$ 29,90 nos estados em que não há cobrança do imposto.