19/01/2012 – O diretor gerente da Wikimedia Foundation/Wikipedia, Kul Wadhwa, virá ao Brasil para falar do protesto contra o SOPA (Stop Online Piracy Act) e o Pipa (Protect Intellectual Property Act) realizado ontem, dia 18. Wikipedia e cerca de 10 mil sítios criaram um blackout de informações na internet para protestar contra a lei, em trasmitação no Congresso norte-americano, que tenta controlar o conteúdo protegido por copyright que circula na web.
A enciclopédia Wikipedia ficou fechada por 24 horas. A rede social Reddit, a plataforma de blogs WordPress, o site do Greenpeace, e também sites brasileiros, como as páginas do Instituto de Defesa ao Consumidor (Idec), do músico e ex-ministro Gilberto Gil e da revista ARede, integraram o movimento.
O protesto contra o SOPA e o Pipa será tratado na Campus Party, de 6 a 12 de fevereiro, em São Paulo. Wadhwa também falará sobre seus novos projetos. “Desde que estive no Brasil na Campus Party 2011, iniciei alguns novos projetos, como o Collabkit (collabkit.org), em que crianças podem começar a criar suas novas maneiras de aprender, e o Ayoudo (ayoudo.com), no qual as pessoas podem criar suas próprias redes de ajuda. A ideia do segundo projeto é basicamente: se você não gosta do que existe, crie!”, explicou.
{jcomments on}